quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Vivendo e Aprendendo: AMOR X PAIXÃO

Vivendo e Aprendendo

Nos últimos dias, tenho refletido um pouco sobre  escolhas, atitudes.Sobre amar e ser amado. Sobre a frase "EU TE AMO''!  Pra ser mais precisa, tenho refletido sobre o que leva uma pessoa a dizer que ama outra. Bem, poderíamos dizer que o amor não se explica. Para aqueles que ainda pensam como eu pensava há alguns anos atrás, a paixão não se explica, pois ela é pura emoção. Não que não tenha o seu valor, lógico que tem, e muitas vezes temos ouvido sobre  amor verdadeiro que nasceu de uma paixão incadescente, ou algo semelhante. Mas o que preciso ressaltar aqui, é que precisamos saber diferenciar esses dois grandes astros nos palcos de nossas vidas: AMOR X PAIXÃO.

Dizer a frase " Eu te amo", é tão lindo, romântico e ...., e tudo mais dessas "frescurinhas" .Um refrigério ao coração, mente, a alma ouvi-la.

Eu ,particularmente, hoje, após algumas decepções amorosas, algumas reflexões,leituras. Penso muito antes de pronunciá-la, pois é linda a frase, mas perigosa por ser cheia de significado e de um valor incalculável. Penso, que é preciso deixar a emoção um pouco de lado, se apegar mais a razão, porque o amor é basicamente "ESCOLHA".

Ressalto que não trata-se de uma escolha baseada no que o outro tem (bens materiais) mas uma escolha baseada no que ele é, e no ser que pode se tornar.
Muitas vezes levamos em conta, a questão de diferenças de idade, classe social, raça, etnia, cultura. Mas O AMOR supera tudo isso. Sem demagogias. Se não superar, já não é amor....é bom repensar.

Se a minha intenção é fazer o outro feliz, que ótimo.Estou no caminho certo (eu acho). Mas esse meu querer fazer o outro feliz não pode estar longe daquilo que sou, distante daquilo que acredito ser certo. Porque se deixo de ser eu para agradar outro, já não estou sendo feliz, estou tentando ser o que o outro precisa ou quer. Como pode um ser infeliz trazer felicidade a outro? estranho não? hum...é estranho.

Mas se penso em fazer o outro feliz dentro das minhas possibilidades, dentro da realidade, e se o outro pensa em me fazer feliz, olha que maravilha...SEREMOS FELIZES VERDADEIRAMENTE. Simples assim.


O fato é que o VERDADEIRO AMOR , tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (Está na Bíblia/ I coríntios 13).

E aí estais AMANDO?


Bjus


Jaque Santos



5 comentários:

  1. Sempre inspiradora essa minha amiga!Muito lindo seu blog e tudo o que você posta! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga. Ainda vou postar algum texto baseado em nossos encontros inesperados e as conversas "intermináveis". (Rs) Beijinhos...

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkk Pode postar, vou amar ler nossas histórias. Bjs

    ResponderExcluir

Eu penso que...